3 atitudes que vão ajudar o pequeno empreendedor a vencer na pior recessão econômica do Brasil
Qual é o melhor remédio para o empresário vencer uma crise? O caminho é cuidar cuidadosamente dos principais aspectos do seu negócio, ou seja: gestão!
Descomplique a gestão do seu negócio
Tarefas burocráticas que tomam muito tempo podem ser automatizadas. Planilhas de excel são muito suscetíveis ao erro e o ideal é fazer controles em um Sistema Integrado de Gestão (SIG). Use gráfico na medida certa: eles precisam ser precisos para mostrar visualmente a situação dos aspectos mais importantes para o seu negócio.
Tome decisões respaldadas por dados.

Use as melhores práticas de gestão
Pode parecer óbvio – e na verdade é! Mas muito se falha nesse aspecto: uma vez que o empreendedor criou ou contratou um sistema que descomplique a gestão, é preciso ter em mente que tal sistema precisa ser utilizado com disciplina.
Um bom Sistema Integrado de Gestão vai permitir ao empreendedor tornar-se um gestor profissional, liberando tempo e energia para que ele cuide do que realmente importa.
Conte com um time de experts
Pedir conselhos é uma orientação bíblica. A figura do conselheiro faz parte da história e a literatura de negócios e gestão sempre recomenda contar com a visão de alguém de fora, mas com experiência em negócios.
Existem várias maneiras de montar uma rede conselheiros. Grupos nas ACIs e CDLs pelo Brasil, SEBRAE, encontros de empresários e executivos são caminhos possíveis.
A crise está aí. Não se trata de ser pessimista, pouco pode ser feito para mudar a realidade a não ser encarar a situação e colocar a mão na massa! A questão é estar o mais preparado possível para as adversidades. Com certeza esse cenário produzirá excelentes gestores e empreendedores mais competitivos.